segunda-feira, 31 de maio de 2010

unid1_ativ.1.4

Nome da Aula: Conhecendo a nova ortografia oficial
Autora: Marta Pontes Pinto
Área de conhecimento: Língua Portuguesa
Esse plano de aula será trabalhado na Modalidade Ensino Fundamental, na 3ª Fase do II Ciclo 1ª Fase do III Ciclo e terá a duração de 03 aulas de 60 minutos cada. Durante as três aulas, o aluno poderá aprender a reconhecer a importância da linguagem escrita, usar com propriedade as novas regras ortográficas e resolver exercícios de fixação (games) utilizando a internet. Antes de iniciar a aula, o professor deverá trabalhar com o aluno os seguintes conhecimentos prévios: dominar as regras antigas de acentuação, reconhecer as regras ortográficas antigas que permanecerão e comparar as regras ortográficas antigas com as novas.
Na 1ª aula, o professor levará os alunos ao laboratório de informática para que leiam os dois textos propostos nos sites selecionados por ele. Na 2ª aula, após as leituras, o professor entregará algumas perguntas sobre os temas: comunicação, importância da língua falada e escrita e outros e deverá propor que façam, em grupo, a discussão. É importante que o professor, durante as discussões, leve os alunos à conclusão de que o domínio da linguagem oral e escrita é relevante para a vida social. Solicitar que os grupos designem um relator para apresentar as conclusões do grupo. Ainda, na sala de informática, o professor deverá solicitar aos alunos que abram os sites para que conheçam as novas regras do novo acordo ortográfico.
Na 3ª aula, o professor deverá voltar ao laboratório de informática para que os alunos testem o que aprenderam em um game disponível no site: http://www.fmu.br/game/home.asp. Ao final, o professor poderá entregar cópias contendo as novas regras ou solicitar que os alunos as imprimam se for possível, acessando um dos sites apresentados na aula anterior.
Ao analisar a aula da autora Marta, observei que, se os alunos fizerem todas as atividades propostas de reflexão sobre a língua (novas regras de ortografia), utilizando a pesquisa, a leitura e os jogos na internet, conseguirão reconhecer a importância da linguagem escrita e terão condições de empregar corretamente as novas regras de ortografia. A avaliação deverá ocorrer por meio de observação, pelo professor, da participação e interesse dos alunos ao realizar as atividades durante as aulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário